LOCARE - Materiais e Cenografias para Eventos

<

Cobogós, por favor!

O nome pode não ser muito familiar, mas você provavelmente já se deparou com esse queridinho da decoração e da arquitetura. O cobogó é um recurso que lembra uma parede ou biombo vazado e funciona como quebra-sol ou como um delimitador de ambientes internos e externos. Disponível em diversos materiais, ele é capaz de criar uma barreira sem prejudicar a luz natural do ambiente ou sua ventilação.

Nessa breve descrição, já dá pra ver que essa alternativa cumpre os dois principais requisitos de um bom item de decoração: utilidade e beleza. Mas ela também é versátil e pode fazer toda a diferença na sua casa ou no seu evento. É possível usar o recurso em diversas cores, tamanhos, alturas, formatos, materiais... são muitas opções e cada uma delas vai agregar de uma forma distinta onde for aplicada.


Em ambientes clássicos, podemos voltar à origem do cobogó – aqueles tijolinhos vazados bem característicos da arquitetura antiga. A cor do tijolo cru, o branco ou alguns tons mais neutros são boas pedidas nesse caso. Mas, como a gente adora inventar moda, também vale ousar na cor e misturar o estilo tradicional com uma tonalidade moderninha.


Outra ideia é combinar o cobogó com a iluminação e trazer destaque para o desenho das sombras no vazado. O efeito visual brincando com as formas e a luz certamente vai surpreender seus convidados. Também é possível ousar nos formatos e texturas pra dar mais personalidade ao ambiente, ou mesmo misturar diferentes desenhos, criando um aspecto assimétrico.


O mais legal é que, como esse material não é maciço, ele permite a criação de espaços diferentes sem separá-los por completo. Dá pra montar mini ambientes com temáticas diversas, separar a pista de dança das mesas, delimitar o lounge, determinar onde fica o espaço kids... são muitas possibilidades, é só usar a criatividade.


A verdade é que, com um recurso tão versátil como o cobogó, regras são dispensáveis. O que vale é não esquecer desse queridinho que pode fazer tenta diferença nos ambientes sem ocupar espaço e agregando estilo, personalidade e charme para a sua casa ou a sua festa.